Sensação de rosto “sujo”, brilhante e ainda por cima com aquelas temidas acnes, são as principais queixas de quem tem pele oleosa.

Hoje vamos falar sobre esse problema e, para um melhor entendimento, resolvi entrevistar a Consultora de Beleza da Drogaria Araújo: Tânia Mendes. Se tiverem alguma dúvida que não foi esclarecida, perguntem no comentário.

Quais as características de uma pele oleosa?
A pele tem a espessura mais grossa, possui aspecto brilhante, presença de poros dilatados, cravos e está sujeita à acne. 

Quais os fatores que contribuem para o excesso da oleosidade?
As glândulas sebáceas, quando produzem sebo em excesso, geram esse desequilíbrio na pele. Isso pode ocorrer devido a diversos fatores: genéticos, alterações hormonais, má alimentação, excesso de sol, stress, falta de uma higienização e, até mesmo, o uso de produtos inadequados para esse tipo de pele.

Há produtos específicos para serem usados?
Sim. Existem no mercado várias linhas de produtos dermocosméticos para tratamento de peles oleosas que, com o seu uso diário, trazem um resultado excelente.

Deve-se lavar o rosto muitas vezes ao dia?
Não, pois isso pode gerar o efeito rebote. As glândulas sebáceas, que fabricam o sebo, entendem que há necessidade de fabricar mais, para repor o que já foi removido. Deve-se lavar o rosto apenas duas vezes ao dia, de preferência de manhã e à noite, fazendo uso de produtos específicos.

Pele oleosa também precisa de hidratação?
Sim. A hidratação é a reposição de umidade na pele e não de oleosidade. Muitas pessoas cometem o erro de não fazerem esse procedimento, gerando uma pele oleosa e desidratada. Use somente produtos oil free (sem óleo).

Quais os cuidados que as pessoas com pele oleosa devem ter?
Além de manter uma boa alimentação e um estilo de vida sem muito stress, a higiene diária é essencial para o cuidado da pele. Segue os seguintes passos:

Limpeza
Deve ser feita duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Existem produtos no mercado que, além de higienizar a pele, tem a função de controlar o brilho excessivo. 
1- Normaderm Sabonete Anti-Imperfeições – Vichy, 2- Effaclar Sabonete Purificante – La Roche, 3- Dermotivin Sabonete Líquido – Galderma 

Tonificação
Deve ser feita com tônico adstringente, pois finaliza a limpeza, contrai os poros, re-equilibra o pH natural da pele e a prepara para receber a hidratação.

1- Normaderm Tônico Adstringente – Vichy, 2- Effaclar Loção Adstringente – La Roche, 3- Loção Adstringente Pure Zone – Loreal 

Hidratação
Além da reposição de umidade, alguns produtos possuem ativos que reduzem o brilho e uniformizam a pele. Recomenda-se o uso de produtos em gel, fluido, serum, gel creme e que sejam todos oil free.
1- Normaderm Tratamento Hidratante Anti-Imperfeições Tri-Activ – Vichy, 2- Hidratante Facial Ultra Light Pele Mista a Oleosa FPS 30 – Neutrogena, 3- Effaclar M UV – La Roche

Proteção Solar
A exposição ao sol sem proteção adequada pode causar consequências, como: fotoenvelhecimento, manchas, queimaduras e câncer de pele. Por isso, também se deve fazer uso do filtro solar (específicos para peles oleosas). Além de proteger, são absorvidos rapidamente pela pele e possuem textura mais leve. Procure o que tem o adicional do controle da oleosidade.
1- Minesol Oil Control FPS30 – Roc, 2- Anthelios XL AC Fluide Extreme FPS 60 – La Roche, 3- Ultra Sheer FPS 35 Face Liquid Lotion – Neutrogena 

Muito bacana, né meninas?! Hoje podemos ver que o mercado oferece uma gama muito ampla de produtos e dicas que resolvem esse problema. Agora só precisamos colocar em prática para mantermos a pele bonita e saudável. Fiquem com Deus! Beijos

Me acompanhem também nas redes sociais:
Facebook  l  Instragram  l  Youtube

É isso mesmo, meninas! Cabelos no estilo afro e cacheado estão na moda. Apesar de algumas pessoas ainda buscarem diversos tratamentos para alisá-los, outras estão voltando às “origens”.

Devido ao seu formato em espiral, esses cabelos tendem a ficar mais ressecados. Isso acontece porque a oleosidade natural produzida no couro cabeludo encontra dificuldades para chegar às pontas. 
A hidratação nesses tipos de cabelo é essencial para deixá-los mais bonitos e tirar o volume, porém outros cuidados também devem ser tomados:

• Não os lave utilizando água quente, pois assim você irá ressecá-los mais;
• Durante a lavagem, massageie a raiz do cabelo para estimular a produção do óleo;
• Faça uso de máscaras de tratamento em vez do condicionador, sempre procurando hidratar mais;
• Desembarace o cabelo ainda molhado e com a ajuda do creme para pentear,  assim a estrutura dele será mantida e o volume controlado;
• Utilize também reparadores de pontas, pomadas, óleos de silicone etc.

Assim as nossas madeixas ficarão brilhantes, sedosas e sem volume!
Bom, o cabelo liso ainda é a preferência entre a maioria das mulheres, pela beleza e praticidade, mas os afros e cacheados, se bem cuidados, também ficam muito lindos! Vamos deixar a preguiça de lado e finalmente assumir os cachos! Ser original sempre está na moda!

Me acompanhem também nas redes sociais:
Facebook  l  Instragram  l  Youtube